Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

KISANJI, QUISSANGE OU TYITANZI, para nós... os que já esqueceram

Alto Chicapa, 11.12.13

Instrumento Musical de Carlos Alberto Santos, adquirido no Alto Chicapa, Angola, 1972

 

(Um texto de Filomena Gomes Camacho, poetisa)

 

A música é uma arte ligada de forma bastante profunda à cultura de muitos povos, chegando mesmo a fazer parte intrínseca de suas vidas. A música tem a sua prática desde a pré-historia. Os sons da natureza talvez tenham, de certa forma, despertado no homem, a vontade ou necessidade de exteriorizar os sentimentos ou estados de alma com manifestações sonoras. Não existem civilizações ou agrupamentos que não possuam seus próprios ritmos e até mesmo seus próprios instrumentos musicais.

 

Nesta minha dissertação sobre música e instrumentos musicais elejo, mais uma vez, Angola, com O KISANJi, QUISSANGE OU TYITANZI, por ser um instrumento aborígene daquele Pais. O fabrico do Kisanji não é dispendioso e o seu transporte é leve. É um companheiro, sempre à mão, nas longas caminhadas…o confidente de aflições, de desejos recalcados, da solidão, da saudade… Este instrumento também é usado como música de fundo nas conversas à volta da fogueira. O som do kisanji parece lúgubre, mas suas notas ecoam fluídas.

 

Em muitos outros Países Africanos existem réplicas, deste instrumento, com bastante similaridade mas com certas diferenças no seu uso e no fabrico. Na África Central e no Congo é chamado de sansa e apenas fabricado com sete lamelas, e colocado numa caixa de ressonância. Em Moçambique é chamado de mbira. Construído por um pedaço de tábua e com uma fileira de quinze lamelas, na parte superior, e sete na parte inferior. Para amplificação do som a mbira é colocada dentro de uma cabaça. Em Uganda é chamado de kalimba ou karimba. Nos Camarões de mamgabeu. Na Serra Leoa por kondi. No Zimbabué por likembe, budongo, mbila e por mbira .

 

A influência africana espalhada no Brasil - pelos escravos Angolanos – também levou o kisanji, conhecido pelos Brasileiros por mbira.

 

No ano de 2011, pelo desfile das Misses de Angola, foi escolhido, o kisanji, para representar o património cultural nacional tendo feito ecoar seus acordes durante o desenrolar daquele evento.

 

Filomena Gomes Camacho.

Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Canal nº 888882 – Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal