Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objecto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objecto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Vindima em Ribafria

Alto Chicapa, 05.10.09

A freguesia de Ribafria, outrora conhecida pelo seu microclima, pela vocação agrícola e pelas suas variadas frutas onde as cerejas eram de excepção, fica na região dos vinhos de Alenquer, onde os tintos ou os brancos são de excelente qualidade, devido, essencialmente às características dos solos, à situação geográfica, ao ar vindo do mar, à Serra de Montejunto, e às castas adequadas ao padrão dos gostos actuais.
 

 

Como em muitos outros lugares, a vindima, quando não é feita como nas grandes quintas por uma máquina, é uma azáfama e uma dor de cabeça para muitas famílias ainda muito dependentes da boa vontade de familiares, amigos ou vizinhos.
 

 

Longe dos tempos em que tantas famílias eram criadas com os dividendos das colheitas, do vinho feito em casa e da aguardente, hoje raramente se vai ouvindo falar em pipas (uma pipa = 500 litros = 25 almudes de 20 litros), outros tempos… que me deixam saudades, excepto da miséria, aonde abundava o respeito, os valores e a coragem na vida das pessoas.

 


Este ano, embora com menos de metade da produção dos melhores anos, os amigos, mais uma vez, não faltaram, sem eles era impossível, valeram-me… ganharam uma carga de trabalhos e um almoço de família, churrasco, chouriço, presunto, assados, doces… e vinho da casa.

 


Obrigado, Magui, Maria, Amélia, Cecília, Florinda e Ana (mãe da Joana). Obrigado, Velosa, Ferreiro, Horácio e Marques. Finalmente, um obrigado para, as minhas filhas Joana e Ana, aos meus netos Margarida e Gabriel, ao Rafael neto do amigo Velosa e... para a minha mulher Margarida. Um copo à vossa saúde!
Para o ano há mais!
 

Carlos Alberto Santos

 

Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Canal nº 888882 – Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.