O momento justifica-o e o objecto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.
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publicado por Alto Chicapa, em 07.09.18 às 23:21link do post | favorito

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As ilhas gregas, nascidas de erupções vulcânicas ou de grandes deslizamentos de terras, são distintas entre elas, umas com grande interesse museológico ou religioso e outras, as mais desejadas, com praias de mar turquesa, sol generoso e uma intensa vida social, diurna e noturna.

 

Das 6000 ilhas, 227 estão habitadas mas só 78 tem mais de 100 habitantes.

 

Viajar de barco pelo arquipélago é uma experiencia marcante e intensa. É a melhor maneira de conhecer algumas ilhas, como Miconos, Patmos, Santorini e Creta, na Grécia e Kusadasi na Turquia.

Nestes locais, de barco ou de cruzeiro, como agora está na moda dizer, é a melhor opção e tem boas vantagens. A alimentação e as bebidas estão incluídas e a dormida, apesar de ser em instalações miniatura, é aceitável.

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Nestes navios, onde o lazer e o entretenimento parecem quase abrangentes a diferentes gostos, viaja-se de noite, deixando as visitas, de uma ou duas ilhas, para o início do dia.

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A vida social, é intensa, prolonga-se pela noite dentro, entre espetáculos musicais e outros, dança, casino, SPA, companhias casuais, enfim… há para todos os desejos, gostos e idades.

 

As comunicações a bordo via telemóvel podem ser uma desagradável surpresa para a carteira, se, sem sabermos, nos afastámos mais de 12 milhas da costa e passamos para uma ligação via satélite. Também, pelo mesmo motivo, se usamos o telemóvel como despertador, com fuso horário e horas automáticas, há uma grande hipótese de não se acordar a horas certas. Em alto mar, por experiencia, deve-se usar sempre o telemóvel com horas e fuso horário em modo manual.

 

Apesar da alimentação e das comodidades serem realmente agradáveis, também me agradou a intranet do barco, com boa informação da vida a bordo, a localização do barco no mar e alguns canais de televisão. É pena não haver um canal interno para transmitir algum dos espetáculos da noite.

Ao fim do dia, é colocada na cabine (quarto) uma folha informativa, em papel, no nosso idioma, com as atividades do dia seguinte, internas e externas.

 

As desvantagens existem, mas não são assim tantas. Elas são imediatamente sentidas, com as malas, à entrada e à saída, com os muitos passageiros a circular e até nos primeiros contatos com a vasta população de funcionários. A integração no ambiente, não é imediata, a organização do acesso ao restaurante nem sempre é a melhor, as saídas para as visitas também foram muito confusas, lentas ou com filas paradas. Nestes momentos, há sempre muita azáfama entre os vários decks (andares), enfim… uma cidade pequena, onde, até, há um cartão interno para compras, identificação e acessos no barco. Há outras exigências, como, por exemplo, o vestuário (dress-code) em alguns eventos.

Avisaram, que são rigorosos nas partidas, o que quer dizer… com um atraso, mesmo involuntário, ficamos a ver navios.

 

Carlos Alberto Santos

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