Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

De passagem... pelos Lagos de Plitvice, Croácia

Alto Chicapa, 02.09.17

Há muito tempo que sonhava visitar um Parque Natural.

Maravilhei-me com fotografias, como esta... (fotografias tiradas com telemóvel)

Plitvice1.jpg

como esta...

Plitvice2.jpg

como esta...

Plitvice3.jpg

Com a tranquilidade que só a vida me vai dando, confesso: - Não foram as orlas marítimas da Croácia, o sol, o cheiro do mar Adriático ou a gente bonita a fascinarem-me, mas os Lagos. Os Lagos de Plitvice (Plitvicka Jezera) foram para mim, sem sombra de dúvida, a principal atração turística da Croácia e acabaram por ser um dos meus principais objetivos.

Plitvice10.jpg

Plitvice11.jpg

Plitvice12.jpg

Plitvice13.jpg

No entanto, nada do que eu escreva ou as melhores fotografias conseguem fazer justiça à beleza daquela maravilhosa criação da natureza; são os ruídos da água, das aves e peixes, os cheiros da vegetação e da terra húmida, as infinitas tonalidades de cor dos lagos variando em tons azuis e verdes que juntando com as quedas de água e a floresta formam um cenário único. Para todo o lado que se olha tem-se a impressão de ser um mundo de fantasia ou o paraíso na Terra.

Plitvice14.jpg

Plitvice15.jpg

Plitvice16.jpg

Plitvice17.jpg

Plitvice18.jpg

Para visitar todo o parque são recomendados 4 dias, mas uma caminhada - 4 horas de deslumbramento - num belíssimo ambiente, composto por 16 lagos unidos por quedas de água foram suficientes para ver o principal e sem dúvida, ficar encantado. Uma grande parte do passeio é feito a pé entre terra batida, escadas e passadiços de madeira.

Só se nota que o parque está com bastantes visitantes quando se anda nos passadiços e se quer tirar uma fotografia ou se espera pelo barco para um pequeno circuito. Apesar da extensão do percurso e de alguma inclinação em certos pontos é um passeio fácil e acessível a toda a gente. Há muitas famílias com filhos pequenos e até com carrinhos de bebé, pessoas com mobilidade reduzida, e os cães também andam por lá, à trela. Como é proibido tomar banho nos lagos... acreditem, no Verão é uma autentica tortura.

Plitvice19.jpg

Plitvice20.jpg

Plitvice21.jpg

Plitvice22.jpg

Plitvice23.jpg

O Plitvicka Jezera com mais de um milhão de visitantes anuais, é Património Natural Mundial da Humanidade UNESCO, desde 1979.

 

Carlos Alberto Santos

Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Canal nº 888882 – Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal