Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

De passagem... por Corinto, Delfos e Mosteiro de São Lucas

Alto Chicapa, 03.09.18

Corinto10.jpg

CORINTO - Tinha que ser uma ilusão e só na minha cabeça. Isto dos canais, Canal de Corinto, Canal do Suez ou Canal do Panamá, para além do meu fascínio por estas obras, o resto acabava por ser mais um canal, quase tudo igual.

 

Quando, no local, olhei aquela estreita ligação do Mar Egeu ao Golfo de Corinto, inaugurada em 1893, o Canal de Corinto (21 metros de largura), fiquei com a sensação de que não servia para nada, apesar dos seus 6 quilómetros. É verdade que os tempos são outros e os barcos também, pelo que percorrer os 400 quilómetros a contornar o Peloponeso não será o mesmo o que acontecia no tempo dos barcos à vela. Hoje, serve para barcos mais pequenos e turísticos.

Corinto21.jpg

O ponto alto da visita a Corinto, foi a cidade velha e o templo de Apolo com as colunas monolíticas (peça única), um dos mais famosos da Grécia. Os vestígios arqueológicos são impressionantes, apesar de serem só 4% da cidade antiga, lá estava o que restava da fonte termal, a praça do mercado, o teatro, as muralhas e o local da tribuna de onde muitos corintos ouviram as palavras e os conselhos pastorais de São Paulo.

Corinto20.jpg

Corinto22.jpg

Corinto23.jpg

Não visitei o museu e a montanha e o Acrocorinto amuralhado, lá no alto.

 

DELFOS - Parece ter sido escolhido a dedo, junto de um desfiladeiro no monte Parnaso, cuja encosta acaba no Golfo de Corinto, é um local com um ambiente sagrado e misterioso, próprio dos deuses.

Delfos10.jpg

 

Delfos significava para os gregos o omphalos, o umbigo, o centro do mundo.

Delfos12.jpg

O oráculo de Delfos entre rochas e gases sulfurosos impunha respeito a quem vinha escutar a sacerdotisa Pitonisa, através da qual o deus Apolo falava, com misteriosas profecias.

Visitavam o oráculo, particulares, políticos, religiosos, artistas e até desportistas. Aqui procuravam estabelecer um contato com o conhecimento divino. Dizem, que foi em Delfos a proclamação de Sócrates como o homem mais sábio da Grécia e onde aprendeu o lema mais famoso da Humanidade: "conhece-te a ti próprio".

O santuário de Apolo estava rodeado por monumentos, o templo da deusa Atena, de Dionísio, estátuas, um teatro, um ginásio, o muro de pedra repleto de inscrições e outros templos de menor dimensão.

Delfos11.jpg

Delfos13.jpg

Delfos14.jpg

Delfos15.jpg

Delfos16.jpg

Delfos17.jpg

Delfos18.jpg

Delfos19.jpg

Delfos20.jpg

Delfos21.jpg

Delfos22.jpg

 

MOSTEIRO BIZANTINO DE SÃO LUCAS - Impressiona a construção medieval com os seus mosaicos sobre fundo dourado, as pinturas e a decoração. Ossios Loukas, em grego, é Patrimônio Mundial da UNESCO.

São Lucas10.jpg

São Lucas11.jpg

São Lucas12.jpg

São Lucas13.jpg

São Lucas14.jpg

 

Carlos Alberto Santos

Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Canal nº 888882 – Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal