Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

De passagem... por Kusadasi, na Turquia

Alto Chicapa, 12.09.18

Kusadasi10.jpg

Manhã cedo, quase ao nascer do sol, chegámos ao porto de Kusadasi na Turquia, uma cidade turística situada no Mar Egeu.

Em terra firme, a caminho da antiga cidade de Éfeso, visitámos um local de peregrinação, a Casa da Virgem Maria, no monte Koressos.

Kusadasi20.jpg

Devido às perseguições, diz-se que Maria foi trazida para este lugar por São João Evangelista para uma pequena casa de pedra na montanha, onde terá vivido os últimos anos, até à sua Assunção.

Durante as visitas ao santuário, por cristãos e muçulmanos, há o costume de se acenderem velas, beber água das fontes e no "Muro dos Pedidos" deixar mensagens escritas num pano ou papel.

Kusadasi21.jpg

Kusadasi22.jpg

Kusadasi23.jpg

 

Passados poucos quilómetros, chegámos a uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, as ruínas da cidade de Éfeso, a cidade da deusa mãe, e os vestígios do templo a si dedicado. A deusa Artemis, uma divindade muito particular, que se representava com dezenas de seios, era a deusa da vegetação selvagem, dos animais indomados e da caça. No tempo dos romanos a cidade é convertida no maior centro comercial de toda a Ásia Menor. O cristianismo também esteve ligado a Éfeso. O apóstolo São João viveu na cidade onde escreveu parte do seu evangelho, e também São Paulo ali desenvolveu ação missionária e escreveu algumas importantes cartas, como a Carta aos Corintos.

Kusadasi30.jpg

Kusadasi31.jpg

Kusadasi32.jpg

Kusadasi33.jpg

Kusadasi34.jpg

Kusadasi35.jpg

Kusadasi36.jpg

Kusadasi37.jpg

Kusadasi38.jpg

Kusadasi39.jpg

Kusadasi40.jpg

 

Hoje é Patrimônio Cultural da Humanidade e um dos sítios arqueológicos mais visitados no mundo, foi a segunda maior cidade do Império Romano, com um grande teatro projetado para cerca de 25 mil espectadores.

 

Gostei da Biblioteca de Celso, da Rua de Mármore, do Bordel, do Grande Teatro e a Igreja de Santa Maria.

 

Carlos Alberto Santos

Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Canal nº 888882 – Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal