Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

De passagem... por Mostar, Bósnia e Herzegovina

Alto Chicapa, 21.09.17

Bósnia e Herzegovina é uma parte da ex-Jugoslávia. Hoje, um país independente, desde 1992, nos Balcãs.

Mostar10.jpg

Tem fronteiras com a Croácia, a Sérvia e Montenegro. Está entre montanhas, florestas, alguma agricultura e uma mistura de culturas (Croatas, Sérvios e Bósnios) e de religiões (croatas - Cristãos Católicos, bósnios - Muçulmanos e sérvios - Cristãos Ortodoxos). Esta complexidade racial e religiosa foram a causa de muitas guerras.

A capital é Sarajevo. Mostar é a quinta maior cidade e a capital da região da Herzegovina.

Mostar, tem a marca do domínio otomano, que permanece pela religião, na cultura e arquitetura. O centro histórico lembra uma pequena cidade turca com bazares, mesquitas e pequenos restaurantes.

Mostar30.jpg

Mostar31.jpg

Mostar32.jpg

Mostar33.jpg

Mostar34.jpg

Por onde se caminhe ou olhe, há casas completamente destruídas e abandonadas a conviverem com outras, que ficaram habitáveis apesar de todas as suas paredes exteriores terem sido alvejadas. Apesar de tudo, os novos edifícios e a reparação das fachadas ainda não conseguem apagar o testemunho do massacres da guerra da Bósnia.

Mostar20.jpg

Mostar21.jpg

Mostar22.jpg

Mostar23.jpg

A Ponte Velha (Stari Most), que cruza o rio Neretva está cheia de história e de reviravoltas. É um dos monumentos mais famosos do país e um dos mais belos exemplos da arquitetura islâmica. Os seus 24 metros de altura motivam e exigem muita perícia aos jovens que arriscam mergulhos no rio em troca de donativos dos turistas.

Nos anos 90, durante a guerra, a ponte foi destruída. A sua reconstrução, que demorou quase dez anos, terminou em julho de 2004.

Mostar35.jpg

Mostar40.jpg

Mostar41.jpg

 

Carlos Alberto Santos

Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Canal nº 888882 – Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal