Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

De passagem... por Zadar, Sibenik e Trogir - Croácia

Alto Chicapa, 06.09.17

Zadar

A cidade de Zadar, na costa leste do mar Adriático, é a porta de entrada da Dalmácia. A igreja de São Donato, do século IX , é o símbolo da cidade. A sua localização é fantástica. Está junto do foro romano, do Museu de Arqueologia e da Catedral Santa Anastácia.

zadar1.jpg

zadar2.jpg

zadar3.jpg

Apesar da herança romana da cidade, há duas criações modernas de Nikola Basic, no passeio marítimo, que conquistam os turistas. O Órgão do Mar, construído na pedra à beira mar com alguns buracos que emitem um som musical quando as ondas batem. A outra, chamam-lhe a Saudação ao Sol, um grande círculo fotovoltaico de luzes que durante a noite piscam no chão, graças à energia solar acumulada durante o dia.

zadar20.jpg

zadar21.jpg

zadar22.jpg

zadar10.jpg

Zadar é uma cidade cheia de história que merece uma visita a partir de uma das suas portas pela Kalelarga, a sua rua mais famosa, e a Praça do Povo.

zadar11.jpg

zadar12.jpg

zadar13.jpg

 

Sibenik

A Catedral de São Tiago é o símbolo da cidade. A fachada está dividida em três partes e abóbadas com o formato de meio barril. Não tem torre do sino. A pequena igreja gótica de Stª Bárbara, situada mesmo por trás da Catedral "empresta-lhe" os seus sinos.

Sibenik1.jpg

Sibenik2.jpg

Sibenik3.jpg

Sibenik4.jpg

Sibenik5.jpg

A cidade, Património Mundial da Unesco desde o ano 2000, mostra em cada recanto, arte e um grande desejo de preservar a sua memória nos locais do centro histórico danificados pelos ataques sérvios durante a guerra nacional.

Sibenik10.jpg

Sibenik11.jpg

Foi aqui, que alimentámos o corpo e o espírito.

Sibenik12.jpg

Sibenik13.jpg

 

Trogir

Trogir é uma pequena ilha ligada por uma pequena ponte à parte continental, a norte, e separada por um pequeno braço de mar da ilha de Ciovo, a sul. É uma das cidades mais antigas da Croácia, cuja criação data de 2000 a.C.

Trogir10.jpg

O centro histórico foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco. Não há trânsito motorizado, até porque na maioria das ruas, medievais, é quase impossível circularem mais do que duas pessoas lado a lado. São um labirinto cheio de turistas. As praças com floridas esplanadas também têm pormenores interessantes entre casas altas de pedra calcária.

Trogir11.jpg

Trogir14.jpg

Trogir15.jpg

Trogir16.jpg

A Catedral de S. Lourenço do séc. XIII é o monumento de referência, mas cuja configuração atual data da remodelação feita no séc. XV. Além da torre dos sinos, há outro elemento que chama a atenção, a porta ocidental. Onde, sobre leões, símbolos de Veneza, se podem ver as figuras de Adão e Eva, uma de cada lado da porta.

Logo diante da Catedral há um edifício de rara beleza com janelas em estilo gótico veneziano, o Palácio Cipiko e a Torre do Relógio.

Trogir12.jpg

Trogir13.jpg

Fora das muralhas, Trogir tem um largo passeio marítimo pedonal cheio de esplanadas e muitos iates atracados.

Trogir17.jpg

 Carlos Alberto Santos

Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Canal nº 888882 – Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal