Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

De passagem... Split, Croácia

Alto Chicapa, 09.09.17

Split é a segunda maior cidade da Croácia. A sua importância deve-se à construção do Palácio Diocleciano, mandado construir pelo imperador Diocleciano no ano 305 a.C., que após a queda do império romano, foi sendo ocupado e alterado até aos dias de hoje, onde são bem visíveis as várias construções de épocas distintas e que de certo modo conjugam-se.

Split10.jpg

Split11.jpg

Split12.jpg

Visitam-se apenas as caves, já que os andares superiores estão ocupados por moradores privados, com direitos adquiridos. Para os admiradores, é um banho de 2000 anos de história e viagens no tempo para outras épocas.

Além das ruinas, dos recantos, das ruas e becos, os pontos de referência são a Catedral de St Domnius, Templo de Júpiter, os muitos detalhes arqueológicos, as caves, exageradamente repletas de bancas e lojas e o Peristilo, uma pequena praça envolta em colunas e ponto de encontro das várias ruas provenientes das entradas principais do palácio.

Split20.jpg

Split20-.jpg

Split21.jpg

Split22.jpg

Split23.jpg

Split24.jpg

Split25.jpg

Split26.jpg

Split27.jpg

Split29-.jpg

No exterior do palácio, existe uma área que é contígua com mais ruas labirínticas, uma avenida marginal e um passeio marítimo repleto de lojas esplanadas e iates atracados.

Split28.jpg

Split29.jpg

Split30.jpg

Split31.jpg

Realmente a cidade não tem muito mais que ver, mas ir à Croácia e não passar por Split era um pecado grave. Enfim, a Croácia é europeia, mas ainda não é um primeiro mundo de verdade. Fora dos locais turísticos o país lembra-me o Portugal dos anos 70.

 

Carlos Alberto Santos

Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Canal nº 888882 – Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal