Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Notícias e Estórias

O momento justifica-o e o objeto da família, Ex-Militares da Companhia de Caçadores 3485, impõe-no. Vamos, todos, contribuir com notícias e estórias do presente e do passado.

Sacassange, a viagem dos grandes choques de realidade para duas centenas de voluntários à força

Alto Chicapa, 18.09.20

Diferente, desconhecido e estranho

Chegámos completamente esgotados a Sacassange, onde era tudo diferente, desconhecido e estranho.

mapa_leste_Angola.jpg

Valeu o simpático acolhimento.

O aquartelamento, a cerca de 24 kms da Vila do Luso, do tipo destacamento, tinha instalações pouco cuidadas e era muito rudimentar.

Do que ainda me lembro, a estrutura, à primeira vista, parecia “abandonada”… havia uma porta de armas, uma espécie de dormitório dos oficiais, o depósito de géneros, uma secretaria, um barracão / sala de refeições, um posto de vigia, o forno do pão, um gorduroso local para refeitório e cozinha coberto com chapas de zinco e ao lado uma espécie de cantina.

sacassange_r.jpg

sacass_refeit

rIMG_3278.jpg

As oficinas e a arrecadação do material ficavam próximas das casernas dos soldados.

Apesar de tudo, havia aspetos agradáveis: Um clima de planalto, quase idêntico ao da metrópole, calor durante o dia e um fresco intenso à noite, que não dispensava cobertores, e um pequeno rio (o Dala), afluente do rio Luena. Passava bem encostado à proteção em arame farpado e foi muito útil no dia-a-dia.

rIMG_3277

Estávamos num antigo colonato a 1300 metros acima do nível do mar, numa região agrícola decadente com grandes áreas abandonadas, devido à guerra e à implantação da UNITA na região, e de madeireiros, que neste ano de 1972 eram em número reduzido.

Junto à estrada principal, a 2 km das nossas instalações, havia, e ainda há, uma grande povoação, a sanzala do Moxico Velho.

O que fiz nos primeiros dias esteve longe de ser interessante, mas eram momentos necessários, a rendição… dos velhinhos, pelos maçaricos ou os “mikes” da Companhia 3485.

Começava o meu envolvimento nesta estúpida guerra, onde nunca consegui perceber se era a Guerra Colonial, se a Guerra do Ultramar ou a Guerra de África.

Ajudei na inventariação e na receção de algum material em monótonas e enfadonhas listas de todo o tipo e formatos… com assinaturas conjuntas, dos que ficam e daqueles que partem.

Contavam: Nas rendições havia a tendência ou a necessidade para realizar algumas aldrabices… cobertores dobrados ao meio para serem contados por dois, vasilhas de azeite ou de óleo, em que metade era água, guinchos de viatura sem o mecanismo interior ou peças, que depois de contadas, saiam por uma porta e voltavam à contagem, enfim… sempre me disseram que a tropa manda desenrascar, mas… não podes ser apanhado.

A referida transmissão de responsabilidades para a Companhia 3485, do Batalhão 3870, só ficou concluída com a rendição dos militares do destacamento, na povoação do Luatamba / Canage, a 46 quilómetros do quartel, uma estrutura improvisada junto à picada, que continuava para as Vilas do Lucusse e de Gago Coutinho.

Por nossa conta e risco

Uma vez sozinhos, o novo comando e cada um de nós no seu posto e funções teve de se adaptar às circunstâncias, aprender o que nunca nos ensinaram, improvisar muito e decidir, sem medo de errar… mesmo quando não havia informação de suporte ou tempo para pensar.

Eramos maioritariamente milicianos, com exceção de um primeiro-sargento e de um sargento-ajudante. Também, maioritariamente, formávamos uma boa estrutura de camaradas, 5 estrelas, como se costuma dizer… num misto de militares naturais de Angola (pretos e brancos) e de soldados brancos provenientes da metrópole (Portugal), quase todos naturais de Trás-os-Montes.

Apesar da minha juventude e da inexperiência dos meus 24 anos foi fácil perceber, que quem estava a mandar na organização da companhia eram os dois sargentos do quadro já habituados à máquina burocrática do exército… como instalar os mais convenientes e evidentemente, a instalarem-se… eram peritos na guerra do papel e a recrear vícios adquiridos noutras comissões.

Em conclusão, uma engrenagem montada para funcionar bem dentro do arame, mas que era insuficiente para responder com qualidade e prontidão às necessidades de quem andava no exterior. No campo militar o poder do Estado existia, à altura (1972), ainda omnipresente e omnipotente. Exigiam o uso da violência física e o apoio da DGS / Pide, o que surpreendia os mais esclarecidos Alferes milicianos e o Capitão de proveta, também miliciano, habituados aos discursos antiguerra ouvidos nas universidades, desde 1968.

A todos, devo muito… apesar do comando do nosso capitão, adepto confesso do Estado Novo e da ditadura, interpretar à letra o poder interno e externo pelo uso excessivo da violência psicológica e física.

A minha passagem pelo Leste de Angola foi penosa… numa lenta e difícil adaptação. Deixei, por lá, naquelas matas, as minhas primeiras revoltas e consequentemente muitas lágrimas e angústias.

Rações de combate, tubos de repelente e muitos mosquitos

Diariamente, entre rações de combate, tubos de repelente e muitos mosquitos, os grupos de combate faziam a proteção às máquinas, aos trabalhos e aos empregados da empresa Tecnil e da JAEA (Junta Autónoma das Estradas de Angola), que abriam a nova via asfaltada, Luso / Lucusse / Gago Coutinho.

racao_combate.jpg

Naquela guerra de proteção o nosso dia-a-dia era sempre uma rotina desde as deslocações na mata, conforme o avançar das frentes de trabalho e até a quantidade do nosso armamento disponível… tudo era previsível e conhecido… numa zona muito complicada, lado a lado com um corredor, a Rota do Luena ou de Agostinho Neto, de passagem de guerrilheiros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) vindos da Zâmbia. Na região, estavam identificados 3 esquadrões (1 esquadrão = 100 / 150 homens), o Voina, o Vitória e o Sakembo.

picada_canage.jpg

O pessoal afeto à construção da estrada, trabalhadores e capatazes, oriundos de Angola, da metrópole e de Cabo Verde organizavam-se como queriam, sem problemas nas deslocações e nas horas mais impróprias ignoravam tacitamente o exército português. É certo que não os conhecia, mesmo nada, mas pelo que se observava diariamente tinha razões para duvidar destes comportamentos… a nossa organização teria de ser bem calculada, para não sermos transformados em alvos fáceis na mata ou junto à picada.

O cuidador

Um velho amigo beirão (Vitor A), companheiro de liceu e de faculdade, que teve a arte e o engenho de conseguir cumprir o serviço militar num gabinete em Luanda, passou a ser o meu companheiro distante do meu serviço militar no Leste de Angola… um cuidador, que eu alguma vez esperava ter. Para os curiosos, mas mais para os controladores do costume, dizia que era correspondência do meu primo Marinho Santos, que vivia em Luanda… um escritor, também de aerogramas.

Entre temas, simples, de velhos amigos, recordo aqui a primeira informação, que me enviou em Abril de 1972:

  • A FNLA ameaça a fronteira Leste pela área de Nova Chaves, a partir da base de Kaundu, com movimentos constantes na estrada de Dilolo. Fazem pequenos acampamentos ao longo do rio Cassai para o apoio dos guerrilheiros com destino aos locais de fixação, Moxico, Buçaco, Camgumbe, Munhango, Luma-Cassai e Alto Chicapa.
  • O MPLA fixou-se entre, os rios Luzege e Cassai, visando os movimentos militares das NT (nossas tropas) no itinerário Chimbila a Cazage. Usam a implantação de armadilhas, minas antipessoal e anticarro.
  • Na região norte do rio Canage, há pequenos grupos de reconhecimento, com 5 a 10 elementos emboscados ou móveis, sob a chefia do comandante Cauevo.
  • O comandante Cauevo domina a tua região com informadores fixos no Luso, no Moxico Velho e no Lumege. Usa, também, mulheres jovens, que parecem inofensivas. São conhecidas por Rosas Negras. Movimentam-se junto aos aquartelamentos e destacamentos das NT, no triângulo Teixeira de Sousa, Luso e Gago Coutinho.

Terminava sempre... um abraço de merda e não percas a cabeça, porque depois não tens onde colocar o quico.

Abandonados à nossa sorte

Ao fim de quatro meses, éramos homens tristes, cansados psicologicamente e saturados da rotina e do abandono à nossa sorte. Andávamos com munições contadas e com armamento muito pouco estimado (num primeiro teste, não autorizado, a cada uma das 25 espingardas G3 do grupo, só 7 funcionaram depois de muito bem limpas e oleadas).

Suportávamos uma tortura diária de muito calor ou chuva e lutávamos contra outro exército… pequenas abelhas que tentavam a todo o custo entrar em qualquer orifício do nosso corpo.

Nestes dias de inatividade ou de luta, as nossas refeições eram sempre feitas à base da Ração Individual de Combate, composta por uma lata de leite, uma lata de atum ou sardinha, uma lata de salsichas, uma lata de feijão com chouriço, duas latas de sumo ou salada de frutas e um pacote de bolachas de água e sal.

Como diz o poeta… estávamos numa guerra invisível e traiçoeira em que a bala espreita e a mina acontece… e eu acrescento… com o mosquito a “foder-nos” o juízo.

MVL

Uma vez por semana, passava na nossa zona de proteção, o MVL (Movimento de Viaturas Ligeiras) um conjunto de várias viaturas civis, para o transporte de pessoas, equipamentos e mantimentos, e de viaturas de um esquadrão de comandos, os Dragões. Esta coluna de viaturas, como os militares lhe chamavam, devido à sua previsibilidade, tinha uma longa história de ataques na zona do Luatamba, uma aldeia abandonada, muito próxima da nova aldeia do Canage e do nosso destacamento.

mvl.jpg

Esta zona da picada, entre densa floresta, era temida e considerada muito perigosa. As viaturas tinham que abrandar a marcha devido ao declive, ao excesso de areia no final da descida e ao esforço suplementar que era exigido aos motores para vencerem a subida até à aldeia do Canage.

Era o local eleito para os ataques do comandante Cauevo. Diziam que a tática era sempre a mesma, umas vezes atacavam e isolavam uma das últimas viaturas, outras vezes atacavam as da frente para criar confusão e desorganizar a proteção à retaguarda.

Num desses ataques eu estava muito perto em proteção às máquinas do asfalto. Uma vez mais, tinha sido emboscada uma das últimas viaturas civis do MVL, que ficou com danos materiais no meio da desorganização geral, dos tiros e da morte de um jovem guerrilheiro, que aparentava ter pouco mais de 16 anos.

Jov_Guer.jpg

Este jovem, sem qualquer identificação, foi atingido no abdómen pelos Dragões com uma rajada de G3. Encontrava-se, a cerca de 20 metros de um grupo de 10 guerrilheiros, encostado a uma árvore com uma metralhadora automática ao ombro, que parecia estar presa a uma corda para facilitar a sua retirada em caso de insucesso.

Em conclusão: durante a confusão alguém levou a arma (quem?), abandonou o jovem guerrilheiro e a corda.

Operação Perseguição

Ao assumir o comando da ZML (Zona Militar Leste), o general Bettencourt Rodrigues tinha sob o seu comando, 21 500 homens de toda a natureza militar - unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea e 11 700 homens de forças auxiliares, os "Fiéis", catangueses refugiados em Angola, os "Leais", refugiados da Zâmbia, os "Grupos Especiais", conhecidos por GEs, os "Flechas" da PIDE e as milícias armadas.

Foi um grupo de catangueses, fiéis seguidores políticos do deposto Moisés Tschombé, que perseguiu o grupo atacante.

Colaboravam com o exército português a troco de armas, dinheiro e troféus. Viviam de uma forma primária e com um regulamento de disciplina próprio.

Acompanhei-os… eramos apenas onze portugueses… a experiência de viver dias com um grupo de guerrilheiros caçadores de trofeus, que apenas usavam uma catana, uma panelinha e um cobertor amarrado ao cinturão das cartucheiras da G3, era impensável… mas aconteceu.

Arrancámos cedo para a mata. Antes do por do sol já estávamos no primeiro objetivo, sem encontrar vestígios de movimentos de outras tropas. Acabámos por pernoitar em plena selva africana... entre tanto silencio imposto… até ouvia o meu cuidador: “nunca percas a cabeça, porque depois não terás onde colocar o quico”.

Tinha uma carta topográfica (coisas de maçaricos) que não me servia para nada, tantas eram as manobras de diversão. Impressionou-me a floresta que ladeava as margens dos afluentes do rio Canage. Havia folhas de vários anos espalhadas no chão e a sua cor castanho brilhante formava um tapete com características únicas. À distância, havia dezenas de pequenos montes e vales, que se sucediam uns atrás dos outros cobertos por uma ténue bruma azulada e tonalidades mais escuras na linha do horizonte do Parque Nacional da Camea.

Era uma floresta rica em árvores de grande porte, o Mussivi, e muito mel em colmeias altas. Era tanto, que chegava a haver em buracos nas cascas ou nas aberturas das árvores.

Oper_Katang1_r.jpg

Oper_Katang_r.jpg

Ainda de madrugada, com a escuridão da noite a desaparecer, retomámos uma marcha sempre em silêncio e contínua até a um outro ponto previamente referenciado. A única paragem foi ao fim de cinco horas num local de vegetação muito densa, que serviu mais para o descanso e menos para o comer. A restante progressão fez-se ao ritmo das catanas numa dura passagem por vegetação cerrada.

Foram quatro dias de marcha dura, de ensinamentos e de atenção a todos os vestígios no terreno. Apesar do calor e da humidade e das muitas manobras de despiste de alguma perseguição ou emboscada, o que mais me impressionou foi a disciplina e o silêncio imposto em toda a jornada. Estes homens não gostavam de participar em operações com brancos. Tinham um apurado sexto sentido para o perigo e de tal forma, que até a nossa pasta para os dentes e o sabão ou o cheiro da comida enlatada os incomodava.

Foi a minha primeira operação militar. Andei muito assustado, com medo QB (quanto baste), entregue a mim e à sorte dos outros militares brancos… no meio de 30 indivíduos a falarem uma linguagem estranha, ocasionalmente francês, e com hábitos e costumes muito próprios. Mas, nem tudo foi mau, ensinaram-me a estar na guerrilha e a abrir todos os meus sentidos, vista, ouvidos e olfato, como grandes sentinelas… compreendi o silêncio imposto, porque só assim se conseguia ouvir o que a natureza tinha para nos dizer.

Ao princípio da tarde chegámos ao destacamento do Canage, com a Operação Perseguição terminada e sem nada de relevante a assinalar.

O jovem guerrilheiro que tinha sido sepultado por nós, sem qualquer mutilação do corpo, embora a vontade dos catangueses fosse outra… ao contarem-me os pormenores, impressionou-me a frieza e a obsessão pelos trofeus… reclamei contra o ritual à custa de um desconhecido, que morreu a lutar, também por uma causa, com as mesmas armas, embora do lado oposto…, mas teimaram, para eles ia manter-se o ritual de trofeus.

A aldeia do Canage era uma populosa sanzala, atravessada pelo rio canage, numa clareira aberta no meio de uma densa floresta, ligada por uma ponte metálica à picada, futura estrada de alcatrão, Luso a Gago Coutinho.

Canage_banho_r.jpg

Antes de voltar ao quartel em Sacassange, tomei um banho no rio, com um pedaço de “sabonete” azul e branco, que o Alferes Monteiro emprestou... foi a melhor refeição, que tanto ansiei durante os últimos quatro dias.

O desenfiado

O meu regresso ao quartel, onde raramente estava para usufruir de um dia de descanso, coincidiu com a abertura do primeiro auto à luz do Código de Justiça Militar.

Durante o fim-de-semana, o soldado Oxxx tinha-se ausentado (desenfiado) sem autorização e sem avisar ninguém. No quartel pensava-se em tudo, rapto, morte… menos no que realmente acabou por acontecer. Depois de vários dias em complicadas buscas e contatos com sobas, acabámos por encontrar o nosso camarada na aldeia do Moxico Velho, escondido numa cubata, mas em plena lua-de-mel com a sua nova companheira, uma fogosa luena.

Na fase final das averiguações, perguntaram-lhe:

- Soldado Oxx, está arrependido?

- Meu capitão, acredite… não estou nada arrependido… se eu soubesse que era assim tão bom já lá tinha ido há mais tempo!

Quanto ao auto, já não me lembro das conclusões ou das consequências, mas era evidente que para muitos dos nossos tropas a experiência militar também significou:

- A primeira viagem de avião;

- A saída de casa;

- A ausência de vergonha dos vizinhos;

- O primeiro contato com outras realidades;

- A obrigatoriedade de princípios de higiene e de hábitos alimentares;

- A liberdade de terem satisfação sexual, normalmente com a popular figura da lavadeira, que facilmente misturava o trabalho com o prazer.

A geraldina

Numa das minhas passagens pelo destacamento do Canage, corria o mês de Julho de 1972, em plena estação do cacimbo.

Quatro “bons” malandros, do meu grupo de combate, lembraram-se de… participar à noite numa "geraldina"… cada um à sua vez, a ter prazer sexual.

No final de cada serviço, diziam:

- O nosso alferes vem no fim… confia, ele paga-te!

mutopa_mulher_r.jpg

Bem cedo, na madrugada do dia seguinte, a enganada, outras mulheres e mais dois homens, apareceram à porta do nosso rudimentar destacamento, onde rapidamente se armou uma tremenda confusão a exigirem um ajuste de contas com o “nosso alferes”.

Eu ainda estava deitado e não sabia, nada de nada e do que se tinha passado (mas o meu cuidador sabia… “não percas a cabeça, porque depois não tens onde colocar o quico”). Bem… falei com todos, entre desculpas, e como não contavam ouvir-me dizer: com a noite perdi-me na aldeia… é fácil num local escuro… acalmaram… o triplo do dinheiro necessário para reparar os estragos acabou por fazer o resto, a bem de todos.

Andei, algum tempo, muito desconfortável com aquele comportamento… mas precisava de manter o quico na cabeça… diziam-me insistentemente que não pensaram nas consequências da brincadeira e que só queriam desenferrujar o prego… mas aqueles dias de guerra e aquele local sem leis ou regras, o desfecho poderia ter sido irreparável.

Os Movimentos de Libertação, desfaziam-se

À medida que os meses passavam, mesmo em tempo de guerrilha, percebia-se facilmente que as pessoas iam ficando diferentes e que a sua revolta não era para nós mas pelos sucessivos anos de maus tratos, do trabalho forçado e não pago e de muita “porrada”, como diziam.

Estávamos, já há algum tempo, deslocados naquele destacamento com o nosso melhor espírito de sacrifício, a enorme capacidade de sofrimento dos soldados e a aproveitar uma paz inesperada, devida, momentaneamente, ao desentendimento entre os movimentos de libertação. A FNLA enfrentou uma grave amotinação na base de Kinkuso, obrigando as tropas do Zaire a intervir, o MPLA foi confrontado com uma revolta encabeçada por Daniel Chipenda (ex-jogador da Académica de Coimbra), em oposição a Agostinho Neto e o pacto de não-agressão oferecido à UNITA, com a garantia cínica do controlo do Leste de Angola.

Mais tarde, perante a desorganização dos movimentos, que se desfaziam, a OUA (Organização de Unidade Africana) e Mobutu juntou-os, com a assinatura do acordo de Kinshasa em 13 de Dezembro de 1972. Quando fui informado deste acordo, temi o pior para nós e calculei que iria surgir no terreno uma força poderosa com um objetivo comum devido à solução encontrada com a criação do CSLA (Conselho Superior de Libertação de Angola), do CMU (Comando Militar Unificado) e do CPA (Conselho Político Angolano) … mas as fortes contradições e as inúmeras divergências dos movimentos de libertação e dos seus líderes anularam o acordo… felizmente para as NT (nossas tropas). Hoje, ainda não percebo como é que a diplomacia portuguesa não aproveitou esta situação… tinha a força do seu lado e todas as condições para preparar a independência de Angola, sair organizados pela porta grande e evitar a guerra civil aos angolanos.

Dois enrabichados

A nossa vida, neste longínquo destacamento para onde fomos atirados, mantinha-se religiosamente com os mesmos rituais, proteção diária à construção da estrada, esporádicas patrulhas na mata e a vida na aldeia. Durante a noite, lia ou ouvia rádio, a Emissora Nacional e a BBC, que chegavam com qualidade razoável em ondas curtas. Ouvia, ocasionalmente, uma rádio da Zâmbia, a Maria Turra. Falavam de nós, mas exageravam muito. Por exemplo: -Tínhamos sido vítimas de uma emboscada, da qual não escapámos ficando a picada mais vermelha com o nosso sangue.

Apesar de tudo, nem tudo era mau, se soubéssemos partilhar as experiências e abrir os olhos para o que nos rodeava… foi o que aconteceu ao nosso jovem Qxx…o amor.

Só me apercebi quando uma esbelta luena se queixou do chindelo Qxx… quer sempre acabar em “maka” (armar confusão) … “Nossoalfers, essi gaju num tens esperto, num querer só esfoder assunji da minina”… e insistia comigo… “nossoalfers, pá, asboca és pra comer, osmataco és pra cagar, xiiii”… percebi logo que estes dois estavam enrabichados.

mulher_sporto.jpg

Naquela época a mulher luena, enquanto solteira, tinha muita liberdade na sua vida sexual por desejo…não parava até ter o homem escolhido.

Voltando à jovem luena, convém referir, que enquanto novas eram sempre muito elegantes e que aquela acusação, ao chindelo Qxx, tinha, para além de tudo, um fundamento cultural, nesse ano de 1972. Via-se, que entre os nativos, não existia, por exemplo, o beijo e o contacto físico, senão, como diziam, durante a intimidade do ato sexual.

Até o cumprimento de mão era substituído por um bater as palmas ou bater no peito.

Também não existiam as aberrações, nem a perversão dos costumes, aliás existiam lendas para provocar a repugnância, o medo e o horror a tais práticas com os órgãos do corpo humano, que só devem ser usados nas funções para que a natureza os criou.

Em poucos meses, aprendi muito sobre o povo desta região do Leste de Angola. A mulher valia na tribo pelos trabalhos que realizava e pelos filhos que procriava mesmo sem haver, provavelmente, o amor como nós o entendíamos. Começavam o dia cedo, muitas vezes carregando os filhos às costas. As suas tarefas diárias incluíam, tratar dos animais, a preparação da comida e da terra, plantar mandioca, feijão, milho e batata-doce, secar ou fermentar os tubérculos da mandioca, transportar a água, a lenha, frutos, raízes, assim como, ratos, gafanhotos e larvas. Os homens tinham tantas mulheres quantas pudessem comprar, porque ter mulher ou melhor mulheres, significava ter comida e ser rico.

Dedicavam-se à caça com arcos, flechas, dardos e armadilhas. A caça estava intimamente ligada às convicções religiosas ou tribais e também servia para fornecer carne para alimentação própria e para a comunidade. Adicionalmente, era seu dever construir a casa, procurar mel e destilar milho em aguardente.

O destacamento

No destacamento, convivi de perto com dois irmãos de mães diferentes, um rapaz e uma rapariga… muito jovens. Cuidavam há algum tempo da minha roupa, com esmero.

Ele “arranhava” razoavelmente o português e era muito curioso pela leitura. Aos poucos começámos a ter uma mútua confiança. Tratava-o por Dito.

Num domingo andou comigo pela aldeia, numa zona praticamente vedada ao branco ou a estranhos… vi o sítio onde se lavavam, visitei o adivinhador, uma espécie de médico, o jango das cerimónias fúnebres, o local da circuncisão e o da iniciação, a zona da sanzala onde vivia a sua família e no batuque que aconteceu depois do por sol, na “lua escura”, onde entre sons e danças acontecia sexo com naturalidade e sem ciúmes… fumavam a erva / maconha, bebiam a aguardente de milho… puuum, puuum, puuum… ouviam-se os sons e o eco dos tambores no silêncio de uma noite envolta num maravilhoso manto de estrelas. À volta da grande fogueira projetavam-se enormes sombras e reinava a momentos um intrigante silêncio da erva, entrecortado a espaços por vários e misteriosos ruídos, sem origem definida, parecendo os fantasmas errantes do imaginário das mentes ou das mensagens, codificadas, com outro destino.

mutopa_mulheres_r

Noutro momento, apresentou-me, aos seus nove irmãos e irmãs (alguns ainda de colo) e a quatro fogosas e esbeltas mulheres, duas ainda de seios empinados e muito jovens, uma seria a sua mãe.

Dito.jpg

rIMG_3304.jpg

Ao fundo do caminho de terra batida havia uma cubata diferente, a maior… na frente e à sombra de uma grande árvore, estava “aninhado” um homem que aparentava ser muito mais velho. A todos falei… mas em simultâneo o meu pensamento desviou-se para o batuque da ” lua escura”.

Dito! Como é que o teu pai consegue dar conta de quatro mulheres tão novas?

"Oh alferes, não esfala isso, os filho és mesmo dele."

Era gente feliz… regressei intrigado ao destacamento… como consegue um homem muito mais velho ter tantos filhos com aquelas jovens mulheres.

Durante a noite, aconteceu o que não conhecíamos… chuva persistente e muito forte. Era o início da época das chuvas. A aldeia e toda a área circundante do destacamento ficou coberta de água e de terra barrenta. A trovoada e os relâmpagos eram tão fortes e intensos que pareciam estar junto a nós. O chão tremia, como nunca o tinha sentido, e a barulheira da trovoada vinda dos quatro cantos era contínua e infernal.

Quando deixei o destacamento fiz questão de me ir despedir daquela família… deixei uns livros ao Dito e à irmã e umas cucas (cervejas) ao pai em troca do segredo da sua capacidade sexual.

Respondeu-me: - "Cá, nossalferes, tomo milongo (remédio)”… uma raiz amarelada grande, que há nas areias da mata… “para ter os pau direito e fazer o sexo divino de Nzambi (Deus) e os minino nas minina".

Saí desta zona, sem a angústia dos pretendentes a heróis, satisfeito comigo, honrado e com o luxo de ter gravado no meu olhar, longa e eternamente, momentos mágicos, que, quando os recordo, fazem parar o meu tempo e me ajudam na minha sanidade mental.

Muitos anos depois, vi o filme África Adeus… como eu entendi a frase, que Meryl Streep diz para Robert Redford: - Tudo o que disseres agora, acredito.

O meu oásis e as forças redobradas

Durante as ultimas seis semanas, em Sacassanje, tive um pequeno oásis na minha vida e na guerra e também as forças redobradas. Passei a ter a companhia da minha mulher e do meu filho João. Hoje, ainda recordo com gratidão aqueles momentos e não esqueço aquela coragem.

sacass_joao_72_2.jpg

sacass_joao_72_3.jpg

sacass_joao_72_1.jpg

Sacassanje Adeus

Saí de Sacassanje com motivos para recordar, gostava daquele povo luena (malwena), dos batuques e dos merengues no Canage, que eram sempre muito ritmados e de grande beleza, com um grupo de homens, colocados ao centro, tocavam os tambores, e o resto dançava de volta, velhos e novos, mulheres com filhos às costas, mexendo-se com espantosa facilidade e cantando ao mesmo tempo uma linguagem que nunca cheguei a perceber. O Soba e os Mais Velhos, todos muito velhos, vestidos de umas velhas fardas de um luxo esfarrapado, assistiam sentados em banquinhos baixos, com uma dignidade imperturbável.

Aquele mundo africano era lindo, cheio de vida, de juventude e de imaginação.

As casas de adobe e de capim, a mandioca a secar e a cheirar a quilómetros, o milho, o feijão, a batata-doce, os panos soltos com que as mulheres mal se cobriam, a imensa proliferação de crianças de todos os tamanhos e as estupendas figuras das meninas prontas para o casamento rentável para a família, tudo isto era de facto estranhamente original, belo e apaixonante… apesar da vida primitiva.

Deste bocadinho de comissão guardei comigo, para hoje partilhar com amigos e outras pessoas, mapas, fotografias, slides, memórias e umas garrafas de whisky. Outras, impartilháveis, como os cheiros, os sabores, a poeira, a lama, o cansaço e a nostalgia depois de cada aerograma, ainda são, mesmo assim, levemente passíveis de serem descritas. Porém, ainda outras… que não podiam vir, vão andar comigo para sempre até que a morte as apague… os amigos sem cor e que nunca mais vi, as matas que ainda não conheciam a ganância do ser humano, os horizontes, o medo, a alegria, a descoberta e a camaradagem.

Os portugueses que por ali estiveram noutras épocas, muitos são acusados, de terem matado, estropiado e escravizado. Não foi grandioso ou louvável para nós, mas hoje ninguém os pode avaliar e seria insuportável desconfiar de tais intenções, porque julgar os outros e a história tendo a vantagem do tempo diante dos nossos olhos, é duvidoso.

A todos, devo muito…

Carlos Alberto Santos

www.cc3485.pt

Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Canal nº 888882 – Ex-Militares da 3485 no MEO Kanal

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.